Agradecer um ex pela experiência nunca se tratou sobre o outro

Acho que muitas vezes nos confundimos com as palavras que vemos por aí. Tem aquela frase de “agradecer alguém que nos machucou e nos tornamos uma pessoa melhor por ela” ou “Não agradece ninguém porque você fez isso sozinha” e quando vejo essas frases, sei que ainda estão perdidos.

Na verdade, não se trata sobre agradecer alguém e também não se trata de desmerecer a passagem do outro na nossa vida. O que tudo isso quer dizer é o seguinte: agradecer ao outro é um exercício de amor próprio. Por que? porque é a única forma de encontrar paz e soltar a dor do passado.

“Mas Francisco, como posso perdoar e agradecer alguém que me fez tanto mal?” Tudo bem, não precisa fazer isso pra ela. Alías, a pessoa nem precisa saber que você fez isso. Não tem que ir correndo e abraçar essa pessoa, pode ser inclusive que nunca mais a veja, porque ao perdoar, as necessidades acabam. Vê-la ou não vê-la se torna irrelevante para o perdão.

Nunca se trata sobre o outro e é isso que custa entender. Significa que a única coisa que te liberta do sofrimento é a gratidão.
Não pelo que aconteceu, nem por como aconteceu, mas já que aconteceu e nada pode ser mudado, soltar e superar.

E só o amor e a gratidão libertam.
A mágoa, o rancor e o ódio sempre é prisão.

“Francisco, mas eu preciso lembrar para nunca mais esquecer e que não me machuquem mais”. Isso também é uma mentira. Esquecer, não esquecemos, mas cabe a você alimentar essa lembrança com gratidão ou com menosprezo.

Observar que essa parte da sua vida é vida. É a sua história e você está incluso nela, tem apesar de sofrimento um caminho muito bonito de construção de quem você é hoje. E isso está a um pensamento de distância.

“Mas Francisco eu não admito o que aconteceu, não consigo perdoar, não quero”. Está tudo bem, não precisa se não quiser, mas deixa eu perguntar, te serve?

A felicidade e a paz nunca está longe, sempre está a um pensamento de distância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: